60 ANOS – APCD Regional Piracicaba

Acompanhe ao longo deste ano, nesta página, fotos que marcaram os 60 anos da criação da APCD-Regional Piracicaba

Conselho de ex-presidentes

Criado em Assembleia Geral Extraordinária realizada na década de 1960, o Conselho de Ex-Presidentes reunia-se trimestralmente, opinando sugerindo, assessorando a Diretoria, sendo lavradas as respectivas atas destes encontros. Atendendo à reforma estatutária ocorrida em 2001, no dia 28 de maio de 2003, pela primeira vez foi eleito o Conselho Deliberativo, colegiado que o substituiu.

Atualmente, o Conselho Deliberativo é composto de um titular para cada 50 associados, eleitos simultaneamente com a votação dos demais diretores da Regional. Os ex-presidentes são conselheiros vitalícios, salvo se estiverem ocupando algum outro cargo eletivo, no período em que são considerados afastados da função anterior.

A foto que estampamos foi obtida em 22 de julho de 2002, na sede da av. Presidente Kennedy nº. 220, aparecendo e dos ex-presidentes drs. Cláudio Roberto Zambello (01/85 a 01/87, 06/96 a 06/98), Armando de Barros (01/93 a 01/95), Renato Henrique Benatti (01/83 a 01/85), Edison da Silva Furlan (01/64 a 01/66), Antônio Oswaldo Storel  (01/66 a 01/68), César Roberto Schmidt (06/98 a 06/2000, 06/2000 a 06/2002).

Comemorando 50 anos de Regional da APCD, temos muita história a ser contada, fatos positivos e momentos negativos, mas todos eles vividos com dedicação, desprendimento, idealismo e sacrifício pessoal.

Associações de classe, em atendimento ao Código Civil Brasileiro, são dirigidas por nomes eleitos e escolhidos sem o direito a qualquer remuneração direta ou indireta, ou beneficio pessoal de qualquer natureza.

Porém, a recompensa surge naturalmente com o crescimento do relacionamento humano, aperfeiçoamento espiritual e a sensação gratificante do dever cumprido em beneficio de uma coletividade.

Meados de 1998. Após realização do III Torneio do MEDO (Medicina, Engenharia, Direito e Odontologia), em diversas modalidades (futebol, bocce, xadrez, truco, voleibol, basquetebol), com amplo sucesso dos cirurgiões-dentistas, foi realizada confraternização na área de lazer da FOP/Unicamp, momento em que também ocorreu a votação pelos associados da APCD para a escolha do Cirurgião-Dentista daquele ano. Foi eleito o professor Eduardo Dias de Andrade, que recebeu o título em jantar na Churrascaria Monte Sul do Centro.

Na foto, aparecem : Renato Henrique Benatti, Eduardo Dias de Andrade, Antonio Carlos Usberti, Antonio Carlos Neder, José Ranali, Antonio Durval Oliveira Dorta, Carlos Roberto Hoppe Fortinguerra, Otávio Soares de Souza e Waldemar Romano.

Passados dez anos desde a última realização do Torneio do MEDO, ainda sentimos falta desta festa de congraçamento, cujos profissionais das quatro atividades liberais se empolgavam nos esportes e nos encontros sociais. Seria possível ressuscitá-lo ??? ….

O ano de 2.000, por ocasião das comemorações dos “500 Anos do Brasil”, a administração pública de Piracicaba, através da Secretaria de Ação Cultural, desenvolveu várias atividades no decorrer dos meses.

A APCD-Regional Piracicaba, presidida por César R. Schmidt e o seu Departamento Cultural sob a responsabilidade de Renato Henrique Benatti coordenou a realização de um evento reunindo as entidades de classes da odontologia, os clubes de serviço, entidades civis, o Instituto Histórico e Geográfico e outras entidades, durante o mês de junho, no Engenho Central. Além da exposição de inúmeras fotos históricas de nossa Regional, muitos equipamentos e objetos do Museu Odontológico Drª. Grace H. C. Alvarez se constituíram em atração especial aos milhares de visitantes.

Nas fotos : escultura da cabeça de Tiradentes de autoria da artista Rosana Albertini, equipamento completo doado por Maurício Cardoso Ortega; Antonio Wilson Sallum (diretor da FOP/Unicamp) e sua esposa Arlene, Mário Monteiro Terra (diretoria social da APCD), Maurício Catandi (diretor da EAP0, Renato Benatti (Diretor Cultural), Cláudio Abe, Aparecido Gregolin Abe (Secretária Municipal de Ação Cultural), César Schmidt (presidente da APCD).

Em fins do ano de 1979, a Regional adquiriu o imóvel nº. 306 da avenida Carlos Botelho, esquina com João Sampaio. Para compra-lo, a Assembleia Geral autorizou vender a sede da rua Santo Antonio nº. 208 e dois terrenos que havia adquirido em meados da década de 1970 com a intenção de aumentar o patrimônio a ser utilizado em situações como esta.

Para complementar o valor foi instituído um Programa Financeiro, sistema “baú do Silvio Santos” sob a coordenação do dr. Reinaldo J. F. Salvego: os participantes concorriam às centenas e prêmios aos milhares.

Na passagem do ano de 1979 para 1980, de forma incompleta, a APCD já esta na sede da avenida Carlos Botelho, fazendo as devidas adaptações. Um excelente e grande passo para a Regional de Piracicaba. Mas, a inauguração oficial da sede foi no dia 22 de fevereiro de 1980, tendo contado com as presenças de diversos diretores do CROSP e do SOESP, da APCD e autoridades locais.

Inauguração APCD
Esta foto transfere para a história um momento da inauguração, ao término da solenidade, reunindo diretores e membros da Comissão de Compra. Em pé: drs. Renato Henrique Benatti, Antonio Durval Oliveira Dorta, Waldemar Romano. Sentados: drs. Jonas Vaz de Arruda, Paulo Itamar Dellias, José Ranali, Carlos Roberto Hoppe Fortinguerra, Reinaldo José Ferraz Salvego e Grace Harriet Clark Alvarez.
Foto da sede da Av. Carlos Botelho (ano de 1982), após primeira reforma na parede frontal, durante a gestão do presidente Antonio Durval Oliveira Dorta (gestão: 1979/1980).