Invisalign

Invisalign

* Tiago de Paula Garcia, especialista em ortodontia, Invisalign doctor

É fácil notar como a odontologia evoluiu nas últimas décadas. Os profissionais estão cada vez mais capacitados. Novos equipamentos e materiais surgiram. Os consultórios tornaram-se cada vez mais sofisticados para melhor atender os clientes. Enfim, sob qualquer ótica, facilmente percebemos que a odontologia praticada hoje em dia não é a mesma de alguns anos atrás.

Se por um lado estas mudanças forçaram os profissionais a estudarem mais, investirem mais em suas carreiras e em seu ambiente de trabalho, por outro lado, impactou muito positivamente na relação com seu cliente. Um exemplo é o uso de scanners que substituem a moldagem física e melhoram a experiência de pacientes e dentistas com uma precisão ainda maior.

Esta evolução se dá em todas as áreas da odontologia e na ortodontia os alinhadores ganham imenso destaque atualmente.

A cada dia aumenta o número de clientes que já chega para o ortodontista dizendo que só aceita fazer tratamento ortodôntico se for Invisalign, que não querem de forma alguma se submeterem ao uso de bracketes para corrigir suas más oclusões.

Embora pareça algo novo, os alinhadores existem há muitos anos. O tratamento com alinhadores transparentes mais conhecido no mundo é o Invisalign que foi desenvolvido pela empresa americana Align Technology, fundada em 1997. Então, você pode estar se perguntando, por que é que só agora isso se difundiu tanto?

Ora, assim como tudo na odontologia, os alinhadores Invisalign evoluíram. Foram dispendidos milhões em melhorias nos materiais e novos recursos para tornar o sistema ainda melhor, mais previsível e efetivo. Houve um enorme investimento em inovação. A Forbes em seu ranking de 2018 classificou a Align como a 31ª empresa no mundo que mais investe em inovação.

Além disso, os valores dos tratamentos eram pouco convidativos inicialmente, principalmente no Brasil.

Tratamento consiste numa sequência de alinhadores quase invisíveis, removíveis e customizados que são produzidos a partir de um escaneamento e uma prescrição feita pelo ortodontista que é enviada digitalmente para empresa Align. Cada alinhador da sequência é projetado para aplicar forças e atingir objetivos específicos e promover a quantidade de movimento planejada para cada estágio.

Todas etapas são projetadas através de um planejamento virtual 3D, chamado ClinCheck ®, onde o paciente pode visualizar a sequência dos movimentos e como terminará o tratamento antes mesmo de solicitar a confecção dos alinhadores. Esse planejamento virtual propicia uma interação muito maior do paciente com seu tratamento e sua motivação com o tratamento é elevada.

É claro que o componente estético do alinhador é imbatível, mas outras características também se destacam como vantagens em relação aos tratamentos convencionais com bracketes, entre elas podemos mencionar a maior aceitação do tratamento, o conforto, uma vez que você remove durante as refeições e para realizar a higienização bucal, você pode praticar esportes sem preocupação e tocar um instrumento de sopro sem interferência. Além disso são comprovadamente menos doloridos e os tratamentos mais rápidos. Tudo isso gera um impacto muito positivo na vida das pessoas que podem seguir com seus hábitos, suas atividades e realizar sua correção ortodôntica ao mesmo tempo.

O autor é formado pela Faculdade de Odontologia de Lins (2002), Curso de Ortodontia Preventiva e Interceptativa CORA/Bauru (2003), Curso de Aperfeiçoamento em Ortodontia e Ortopedia Facial (2003-2006), Curso de Especialização Em Ortodontia (2006-2009), Credenciado em Alinhadores OrthoAligner e Invisalign Doctor (Credenciado no sistema Invisalign).