Você já conhece o Museu da Odontologia ?
Piracicaba possui, há 30 anos, o seu Museu da Odontologia. Algo que só existe em cidades como São Paulo (com o Museu Elias Rosenthal) e no Rio de Janeiro (Museu Salles Cunha). Nossa cidade não poderia ficar distante da preservação da memória da odontologia. E desde 1980 possui o Museu da Odontologia Drª. Grace Harriet Clark Alvarez, criado por uma cirurgiã-dentista que também lutou pela memória do dentista. Por isso, o Museu leva o seu nome. O projeto foi assumido pela APCD/Regional Piracicaba e hoje é dirigido pelo dentista Reinaldo José Ferraz Salvego.
No primeiro ano de instalação do Museu, seu acervo constava com 100 itens. “No início de 2013, foram identificadas e catalogadas 10 mil peças doadas por profissionais da odontologia, familiares e empresas”, diz Salvego.
Salvego diz que a peça mais curiosa é uma cadeira de atendimento desmontável que podia ser levada às áreas mais distantes, como a zona rural. Ela era colocado numa mala de madeira e transportada para onde houvesse necessidade. O motorzinho que “abria o dente” não era elétrico e funcionava através de um pedal acionado pelo dentista. Este aparelho foi utilizado até os anos de 1960.