Buco faz avaliações de DTM
A Santa Casa de Piracicaba, através do Departamento de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, está disponibilizando tratamentos cirúrgicos para disfunção das articulações temporomandibulares, inclusive através da artroscopia.
As articulações temporomandibulares movimentam o maxilar, única parte com mobilidade na cabeça e na face. Situam-se próximas aos ouvidos e respondem pela abertura e fechamento da boca. Quando “gastas”, podem causar dores locais com grande intensidade, além de trazer dificuldade para movimentar a boca e causar barulhos.
Os trabalhos estão sendo coordenadores por Armando de Barros e Paulo Afonso de Oliveira Júnior, especialistas em cirurgia buco maxilo facial. Eles lembram que, a maioria dos tratamentos para estes problemas nas articulações, é feita em consultórios de dentistas, mas, alguns, precisam de intervenção cirúrgica, com internação hospitalar, principalmente em casos graves e crônicos.
Os diagnósticos podem ser feitos no Departamento de Buco Maxilo Facial da Santa Casa de Piracicaba (avenida Independência, 953, setor Atendimento de Emergência), toda quinta-feira das 7 às 11 horas, onde o interessado passará por uma avaliação. Após, a equipe de profissionais realiza a seleção para os casos de tratamento cirúrgico. A partir daí, o interessado terá acesso a um diagnóstico necessário para antes do procedimento cirúrgico.
O tratamento estará disponível para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), convênios médicos e odontológicos, além do particular. Cabe lembrar que estarão aptos a realizar os procedimentos de artroscopia da ATM aqueles que concluírem as etapas pré-operatórias, estas, não realizadas pela Santa Casa.