Catalogação dos itens que compõem o acervo do Museu da Odontologia
Iniciada dias atrás a catalogação dos itens que compõem o acervo do Museu da Odontologia drª. Grace Harriet Clark Alvarez, mantido pela Associação dos Dentistas (APCD-Regional Piracicaba). A organização está sendo feita no espaço que abriga o Museu, no prédio antigo da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Centro de Piracicaba, por técnicos da Unicamp.
Para oficializar a doação dos mais de 6 mil itens que compõe o Museu, a diretoria da APCD esteve recentemente em Campinas, ocasião em que a presidente Marisi Aidar foi recebida pelo pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Antonio dos Santos Coelho. Ela foi acompanhada dos diretores Waldemar Romano e Sandra Barroso Furlan.
O acervo do Museu da Odontologia é composto de materiais que atuam como testemunha da odontologia ao longo do século passado, desde gabinetes odontológicos, periféricos auxiliares, instrumentais e registros em fotografias e documentos diversos. O acervo tem itens que demonstram a evolução da odontologia em todas as faculdades da área que Piracicaba teve no século passado: Escola de Farmácia e Odontologia Washington Luiz / Prudente de Moraes, Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba e FOP/Unicamp.
Segundo Marisi Aidar, o encontro envolveu diversas entidades que estão colaborando para a preservação da história da Unicamp, cujo objetivo é catalogar todos os itens disponíveis na preservação histórica e cultural desta universidade estadual, que mantém em Piracicaba a sua Faculdade de Odontologia, situada em frente ao Shopping Piracicaba.
O projeto prevê uma exposição permanente que conte a história da odontologia e seja um chamamento para a comunidade se aproximar da Universidade.
A proposta foi muito bem recebida pela APCD. “A diretoria estava muito preocupada com o acervo. Essa parceria com a Unicamp será excelente e deixa a gente muito feliz. Vai ser realmente algo bom não só para a Faculdade e para Unicamp, mas para o município todo, para toda a população piracicabana”, ressaltou a presidente Marisi Aidar.
Foto: Divulgação
Luciano Firmino (Coordenadoria do Campus FOP), Decio Henrique Franco (Comissão de Pesquisa/FOP), André Luiz Paulilo (professor História da Educação da Unicamp), Marisi Aidar, Fernando Antônio dos Santos Coelho (pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp), Waldemar Romano e Sanda Barroso