Silvia Paparotto Lopes é a Dentista do Ano
O Conselho Deliberativo da Associação dos Dentistas (APCD-Regional Piracicaba) escolheu Silvia Maria Paparotto Lopes como a Cirurgiã-Dentista do Ano de 2023. A láurea é entregue pela entidade desde o ano de 1985 como forma de reconhecer um profissional que atue, divulgue e possua trabalhos científicos em prol da odontologia de Piracicaba e região. A divulgação foi realizada pelo dr. Ricardo Rodrigues da Costa, presidente do Conselho Deliberativo da APCD, após consulta entre os membros da APCD.
Silvia Paparotto Lopes é graduada em odontologia pela Fundação Hermínio Ometto, de Araras, em 1995. É especialista e mestre em estomatologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP). Tem habilitação em laserterapia em odontologia e é membro da Internatinal Academy of Laser in Dentistry (Iald). É membro atuante na APCD e dentista cooperada da Uniodonto Piracicaba.
É filha de Oswaldo Paparotto e Maria Enide Cavagioni Paparotto, irmã de Oswaldo Paparotto Jr. e Telma Paparotto Coelho. É casada com Márcio Ajudarte Lopes (estomatologista e professor titular da Faculdade de Odontologia de Piracicaba). São seus filhos: Marina Paparotto Lopes (estudante de odontologia na FOP/UNICAMP) e Gustavo Paparotto Lopes (estudante de engenharia agronômica na Esalq-USP).
Silvia diz que recebeu a notícia com muita satisfação pois agora integra uma galeria que nos últimos quase 40 anos homenageou personalidades que, além de serem dentistas, ocuparam importantes papéis na sociedade atuando como vereadores, no poder público, no ensino da odontologia e em clubes de serviços, entre outros. “Profissões na área da saúde sempre me fascinaram em especial a odontologia; eu achava charmoso trabalhar com tantos instrumentos, gostava do cheiro do consultório e por muitos anos, quando criança, brincava de dentista com as colegas”, relembra.
Ela confessa: “aprendi desde o berço com meus pais que devemos fazer o que amamos – e eles não mediram esforços para facilitar nossos caminhos – para sermos sempre melhores hoje nos quesitos técnicos e humanos, aprendermos com os erros e nunca desistirmos”.
Silvia aprendeu muito com seu esposo Márcio, coordenador do Orocentro (Serviço de Diagnóstico de Lesões Orais da FOP/Unicamp: “ser casada com um dentista e professor universitário como ele é ter um parceiro para todas as horas que além de cuidar e proteger a família nos conduz de forma produtiva se posicionando e também sendo aberto a novas ideias e mudanças”.
Sua filha Marina cursa odontologia na FOP e, para Silvia, isso é uma honra: “cuidei de meus filhos literalmente na sala de espera; Marina e Gustavo sempre nos acompanharam em todos os nossos momentos”.
A entrega do título de Cirurgiã-Dentista de 2023 a Silvia Paparotto Lopes está sendo preparada com todo primor pela APCD. A láurea será entregue em jantar festivo pelo Dia do Dentista em outubro próximo.