Odontologia entre as profissões mais promissoras
Odontologia é o segundo curso superior que oferece mais vantagens profissionais, atualmente, segundo o estudo “Radar: Perspectivas Profissionais – Níveis Técnico e Superior”, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em primeiro lugar ficou o curso de medicina. De acordo com o instituto, baseado em informações de 2009 a 2012 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), uma avaliação que considera salário, jornada de trabalho, facilidade de se conseguir um emprego e cobertura previdenciária faz com que as carreiras médicas e odontológicas tenham as condições mais interessantes para um bom futuro profissional.
Atualmente, o curso de Medicina é um dos mais cobiçados nos vestibulares. “A carreira de medicina foi a vencedora com um índice 30% maior do que a segunda colocada, odontologia”, informou o estudo, coordenado pelo presidente do Ipea e atual ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Marcelo Neri.
O salário médio dos médicos ao longo da carreira, segundo o Ipea, é o mais alto: R$ 8,4 mil; a média de salário de um cirurgião-dentista ficou em R$ 5,3 mil. A facilidade de encontrar emprego para um CD é de 83%, atrás de medicina que ficou com 93%. Em relação à jornada de trabalho, os profissionais que passam mais horas trabalhando são os médicos, com 42 horas. Já o dentista, 38 horas. As outras profissões que aparecem na pesquisa são: serviços de transportes, em terceiro; engenharia civil, em quarto; e setor militar, em quinto.