Torcicolo e o dentista
Pouca gente sabe, mas um músculo de nome complicado – esternocleidomastóideo –, largo e robusto, localizado na face lateral do pescoço, é principal envolvido na questão.
“O torcicolo comum pode ocorrer devido a um trauma, a um movimento súbito, à má postura ou surgir sem nenhuma causa aparente”, explica o neurocirurgião Alexandre Elias, especialista em coluna e dor musculoesquelética.
A posição ao dormir também pode levar ao torcicolo. Portanto, é preciso cuidado não só com a maneira como você deita, mas com a escolha do travesseiro, que não pode ser mole ou duro demais.
Por provocar dor, a primeira medida no tratamento do torcicolo costuma ser medicamentosa. “Pode envolver analgésico, relaxante muscular ou antiinflamatório. Nesse momento não tente forçar ou alongar a região, porque o quadro pode piorar.”, diz o médico Elias.
Afastadas hipóteses de doenças mais sérias, a quiropraxia – método que utiliza manobras e manipulações em vértebras e articulações – também pode ser um recurso para acabar com o torcicolo.
Para dar mobilidade e evitar maiores problemas na região cervical, invista em algumas medidas simples no dia a dia:
* A cada 45 minutos movimente a cabeça no sentido de rotação e faça flexão e extensão do pescoço
* Aplique uma bolsa de gelo quando o pescoço estiver dolorido e inflamado
* Procure identificar a causa do torcicolo para saber como evitar a repetição do episódio
* Evite dormir de bruços ou no sofá, usando o apoio lateral para colocar a cabeça
* Não use o telefone entre os ombros e a orelha. Se tiver de fazer uma ligação mais longa e precisar das mãos para digitar ou escrever, por exemplo, utilize um fone de ouvido