“Memórias do internato”, novo livro da cirurgiã-dentista Floripes D’Ávila de Moraes
Memórias de um internato
O site de relacionamento Orkut motivou muitas lembranças passadas à cirurgiã-dentista Floripes Maria DÁvilla, tanto que foi através dele que ela retomou amizades iniciadas entre 1956 e 1965 e escreveu um livro sobre essas memórias. “Entremuros – Memórias de um Internato Feminino” foi lançado no Shopping Center Piracicaba em 29 de maio e descreve o cotidiano de um internato feminino católico, o Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu.
Muitas ex-alunas colaboraram com a preparação do livro, enviando respostas a um questionário proposto pela autora, também ex-aluna do colégio. Além disso, o Orkut comunidade virtual estimulou a discussão de vários aspectos, contribuindo assim para a descrição de fatos passados há quase 50 anos. Em seu conjunto, o livro expõe histórias de alunas, freiras e outros personagens que marcaram a vida das internas compõem o retrato de uma época, cujo foco é uma realidade que poucos conhecem: a vida entre os muros de um internato com seus conflitos e idiossincrasias.
Na segunda parte, a obra relata aspectos históricos como a fundação de Itu, do próprio colégio e da chegada das Irmãs de São José de Chambéry, vindas da França para o Brasil no século XIX, para fundar o primeiro colégio feminino católico do estado de São Paulo, além de uma breve biografia da fundadora, madre Maria Teodora Voiron. Pelo fato da autora morar em Piracicaba, são abordadas também, questões polêmicas que surgiram no século XIX, entre o Colégio Assunção, da mesma Congregação das Irmãs de Itu e o Colégio Piracicabano, de orientação metodista.
O livro foi editado pela Arte Escrita Editora e tem 248 páginas. Encomendas podem ser feitas pelo e-mail floripesdavilla@yahoo.com.br.