Apresentação na FOP mostrou associativismo aos graduandos
Palestra realizada na manhã de 10 de maio mostrou aos alunos de graduação em odontologia pela FOP/Unicamp os benefícios oferecidos pelas entidades regionais que congrega os cirurgiões-dentistas. A palestrante, Silvia Maria Paparotto Lopes (foto acima) apresentou o que a APCD e o Sindicato dos Odontologistas têm a oferecer ao futuro profissional da área. A palestra ocorreu no anfiteatro da FOP e uniu vários alunos e professores. Sandra Aparecida Barroso Furlan, na condição de vice-presidente do SOPRE, falou sobre o sindicalismo. Cristina Dumit Sewell falou sobre as atividades desenvolvidas na Escola de Aperfeiçoamento Profissional.
Segundo Silvia Lopes, a APCD quando criada surgiu de uma forma modesta mas que o tempo mostrou ser ousada, tanto que a entidade está completando seus 100 anos agora em 2011. A central da APCD está situada em São Paulo e possui uma sede no bairro de Santana, zona norte da cidade, com mais de 19 mil metros quadrados de área construída oferecendo nela o que há de melhor para seu associado em termos de benefícios e serviços .
Hoje a APCD possui 89 Regionais, somando mais de 37 mil associados. Piracicaba é uma destas regionais, com 617 sócios. Possui como presidente Sandra Aparecida Barroso Furlan e como vice-presidente Waldemar Romano.
Sua função é a de defender, promover e congraçar a classe odontológica, bem como orientá-la tecnicamente e juridicamente. Tem, ainda, o papel de contribuir para a solução de problemas odontológicos em saúde pública; difundir junto à população a importância do cirurgião-dentista na preservação e promoção da saúde bucal e geral e lutar pela valorização da odontologia
Além disso, tem a preocupação na interrelação dos associados com as entidades como a FOP, Sindicato de Odontologia, Museu da Odontologia e CRO.
Busca resgatar os princípios éticos na profissão; aprimorar os conhecimentos técnico-científicos com suas Escolas de Aperfeiçoamento Profissional existents em todo o estado.
Em Piracicaba, a vida associativista prevê o convívio entre os profissionais . A cada dois meses são realizados almoços de confraternização variando culinária, incluindo a gastronomia italiana, chinesa, árabe, entre outros.
Ser sócio da APCD oferece descontos no Parque da Xuxa, Hopi Hari, Wet’n Wild, Playcenter, rede de cinemas Cinemark e no Aquário de São Paulo.
A entidade oferece cartão de crédito Diners Club Exclusive APCD, além de descontos em produtos odontológicos, ingressos para shows, espetáculos e atrações no Credicard Hall.
Outro benefício é o seguro de responsabilidade civil a R$ 10,00 mensais, inclusos na mensalidade cobrada pela APCD. Outra novidade oferecida é o Smap Dental, sistema Smap Dental software com acesso via internet.
Outros benefícios : seguro de automóveis, consultório e residência; seguro de perda de renda; auxílio funeral; fundo mútuo de pecúlio; previdência privada; aposentadoria programada, aposentadoria por invalidez, pensão por morte.
Na realidade são inúmeros os benefícios com o auxílio com empresa Schamm’s Assessoria para retirada de passaporte. Disponibiliza serviço de despachante com preços diferenciados e planos de saúde (Sul América, Unimed Paulista e Medial Saúde).
Na área de turismo tem convênio com mais de 80 hotéis com descontos variando de 10% a 35%. Possui sistema que permite fazer consultas para 25 mil hotéis no mundo e seguro viagem (nacional ou internacional).
O Conselho nova geração da APCD (CONOGE) é o órgão que coordena e supervisiona as atividades dos sócios efetivos com menos de cinco anos de graduados, formado por recém -formandos com até três anos de formatura.
Cumpre ao CONOGE da APCD :
– apreciar as reivindicações de interesse do recém-formado;
– elaborar programação científica específica juntamente com o CEAP;
– concretizar plano de atividades culturais, sociais, de lazer e esportivas, juntamente com os demais Departamentos;
– designar os representantes do CONOGE nos organismos previstos no estatuto;
– estabelecer relações com entidades nacionais e internacionais de Nova Geração de Cirurgiões-Dentistas, com a aquiescência da Diretoria da APCD, ad referendum do CDEL.
Tem como proposta:
Trabalhar junto aos grandes órgãos da odontologia (CRO, ABCD, ABO, FIO, FNO) para a melhora da condição de trabalho do cirurgião-dentista perante as empresas de convênio, já que os mais prejudicados são os recém-formados, uma vez que a maioria trabalha com convênios.
Desenvolver junto a APCD projetos que beneficiem a nova geração e complementem nossa formação, como palestras sobre Imposto de Renda, administração, marketing, pós-graduação, concursos públicos. Assuntos pouco abordados durante a faculdade.
Desenvolver campanhas que divulguem aos associados recém-formados todos os benefícios oferecidos pela APCD, pouco conhecidos por muitos.
Estreitar a comunicação entre CONOGE e COA.
Desenvolver, em conjunto com as regionais, ações, visando à valorização do associado para agregar mais recém-formados dentro da APCD.