Conversando com Edson Zenebra, o CD do Ano 2013

Ex-presidente, secretário-geral, tesoureiro, vice-presidente … É extensa a lista de cargos ocupados na APCD-Regional Piracicaba pelo cirurgião-dentista Edson Zenebra. Ele foi escolhido pela entidade para receber o título de “Cirurgião-Dentista do Ano”, outorgado pela APCD desde os anos 1980.

Zenebra, 66 anos, é formado em odontologia pela FOP-Unicamp no ano de 1973. Atua como clínico geral, uma área na qual dedica-se estes quarenta anos de convivência com a odontologia. Divide a rotina do consultorio com Elisabete, sua esposa, e Eloísa, filha, ambas dentistas. Todos, aliás, sabem dividir o profissionalismo e o seio familiar. “Assuntos do consultório, raramente são discutidos em casa”, diz Zenebra.

A odontologia em sua vida foi incentivada pelo tio Antonio Polo, também dentista. Foi nele que teve a inspiração para seguir carreira. “Se não fosse odontologia, teria seguido para alguma área biológica como a medicina, veterinária e até mesmo a biologia, embora também ponderei seguir a agronomia”, diz.

A odontologia é uma área gratificante, diz Zenebra. Ele apenas acredita que deva existir uma atenção maios na ética entre os companheiros da classe.

Zenebra tem dois outros filhos, Eduardo e Edson Filho. Tem também uma prima dentista, Márcia Polo, que atua em Curitiba.

Receberá o título de “Cirurgião-Dentista do Ano” pela APCD em solenidade a ser realizada na Câmara de Vereadores, no dia 25 de outubro, às 19h30, ocasião em que também receberá o Diploma de Mérito pelo Dia Municipal do Cirurgião-Dentista, outorgado pela casa municipal de leis.

Entenda mais

O título de Cirurgião-Dentista do Ano foi criado pela APCD em 1985, na gestão do presidente Renato Henrique Benatti. O primeiro indicado para receber o ex-presidente Waldemar Romano. Ano passado, recebeu o título Dirce Aparecida Valério Fonseca. A intenção é laurear um cirurgião-dentista que tenha realizado ações em prol da odontologia diante da sociedade.