Falece Dalton Belmudes de Toledo – ele fez da vida e da arte seu jeito de ser

Falece Dalton Belmudes de Toledo – ele fez da vida e da arte seu jeito de ser

Fazer da vida um espelho para que, através dele, qualquer pessoa pudesse se ver. E como no conto da Branca de Neve, o espelho refletisse não apenas a imagem inversa e sim a realidade nua e crua, porém, mostrando não a maldade e sim a felicidade, o lado bom da vida.
Poucos sabem utilizar um dom natural para expressar seus sentimentos, expor em uma obra sua alegria ou sua tristeza, mesclando o abstrato com o surreal. Nesta galeria de poucos expoentes artísticas que fizeram não apenas uma obra-prima, mas que tinham em todos os seus trabalhos a dedicação mais profunda da vida, estava Dalton Belmudes de Toledo, cirurgião-dentista e artista plástico que a morte tristemente levou de nosso convívio no dia 20 de março passado.
Dalton Belmudes de Toledo nasceu na cidade de Orlândia (SP) e veio para Piracicaba com cinco anos de idade, casando-se duas vezes, com Mirian e, após o falecimento desta, com Conceição. Teve dois filhos em seu primeiro casamento: Dalton Júnior e Aldo.
Em 1950, graduou-se pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto e defendeu a livre docência em 1970 na FOP. Chegou a Piracicaba em 1958, sendo contratado como professor-assistente da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba junto à área de dentística operatória, do Departamento de Odontologia Restauradora.
Após ser aprovado em concurso público, passou a trabalhar como livre-docente em tempo parcial, assumindo automaticamente como docente titular, passando depois de algum tempo a responder pela disciplina Dentística Operatória. Aposentou-se em dezembro de 1987, mas, continuou clinicando em seu consultório até 1992. Permaneceu na FOP por 30 anos aproximadamente. Foi dentista por cerca de 42 anos.
Após sua aposentadoria, passou a exercer com raro prazer a atividade artística de ceramista em sua própria residência e que é no ateliê, onde passa a maior parte do seu tempo esculpindo peças de argila e mantém o show-roon repleto de artes de sua lavra.
O artista participou de congressos realizados na Espanha, Itália, Holanda, entre outros países, tendo seus trabalhos expostos em diversos locais da cidade de Piracicaba, entre eles, o Teatro Municipal Dr. Losso Netto, além da Biblioteca da FOP, onde encontra-se exposta obra doada por ele.
Em dezembro passado, Dalton lançou o livro “Cerâmica” o qual contou com apoio da cirurgiã-dentista e também escritora Floripes Maria D’Ávilla de Moraes. Reuniu na obra, mais de 20 anos dedicados à arte feita em cerâmica. Faleceu aos 82 anos devido a uma parada cardiorespiratória no Hospital Santa Isabel, em Piracicaba, onde estava internado devido à uma pneumonia.