Fernando Antunes é o Cirurgião-Dentista do Ano pela APCD

Fernando Antunes é o Cirurgião-Dentista do Ano pela APCD

O Conselho Deliberativo da Regional indicou o professor Fernando Celso Moraes Antunes para ser o Cirurgião-Dentista do Ano. A indicação é realizada anualmente desde a década de 80 e reconhece os méritos do profissional da odontologia que se envolve diretamente com a classe.

Fernando Antunes é graduado em odontologia pela Faculdade de Odontologia de Lins (atual Unimep) no ano de 1968. Fez diversos cursos, inclusive no exterior (Bélgica, Alemanha, França, Espanha e Chile). No Brasil participou de cursos Escola Paulista de Medicina/UNIFESP e Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP, com pós-graduação no Curso de Educação Continuada, realizado na cidade de Campinas, seguindo a filosofia “Straight-Wire”, com os drs. Jorge Ayala, Anka Sapunar, Ronald Roth e Robert William.

Foi coordenador da área de ortodontia da EAP-Piracicaba a partir de 1996, ministrando cursos de aperfeiçoamento e especialização em ortodontia, odontologia legal e deontologia
É filho de José Ramos Antunes (já falecido) e Maria Lívia Moraes Antunes, casado com Vilma Rosa Bannwart Antunes, com quem tem três 3 filhos : Ana Carolina Bannwart Antunes Ortega (cirurgiã-dentista), Juliana Bannwart Antunes (psicóloga) e Arnaldo José Banwwart Antunes (engenheiro químico). Possui duas netas gêmeas : Manuela e Gabriela.

Antunes se diz gratificado pela indicação : “todo meu sentimento por ter sido agraciado com título tão honorífico, está sustentado por duas importantes palavras : responsabilidade e gratidão. Inicialmente refiro-me à emblemática palavra responsabilidade. Agora me vejo fazendo parte de uma galeria de profissionais que já foram escolhidos como dentistas do ano. E vendo-me ladeado de tantos colegas que muito fizeram e que continuam a fazer pela nossa odontologia, uns enriquecendo-a pelas suas pesquisas científicas e outros enobrecendo-a pelas suas atividades de ensino ou clínicas, percebo a necessidade e a responsabilidade que todos temos em dedicar-nos, com mais afinco e dedicação, pelo crescimento de nossa tão querida odontologia”.

Ele também comenta que “a odontologia7 foi e está tendo um papel altamente gratificante e importante não só para mim, sob o ponto de vista pessoal e profissional, como também para meus familiares. Se pudéssemos fazer um balanço isento de paixões, sem medo de errar, concluiríamos que a ciência odontologia nos deu muito mais do que, nesses anos todos, nós demos a ela. Ou seja, mesmo procurando doar parte do meu tempo para a odontologia, estamos em débito com essa atividade profissional. E ele não é pequeno … Interessante que várias vezes indaguei a mim próprio que outra profissão poderia praticar que não fosse a odontologia e, mais especificamente, a ortodontia. E nunca consegui me ver fazendo outra coisa que não fosse, ou lecionando e estudando a ortodontia, ou praticando-a”. 

Programação – As comemorações ao dia do cirurgião-dentista, lembrado em 25 de outubro, constarão da realização de um jantar dançante organizado pela APCD, no Haras Sorrento, no dia 19 de outubro. No dia 26 do mesmo mês, a Câmara Municipal de Vereadores comemora o Dia Municipal do Cirurgião-Dentista com homenagens aos indicados pela APCD, FOP/Unicamp e SOPRE.