Notas do serviço público municipal de Piracicaba – odontologia

Saúde bucal na 6ª Semana da Saúde

A saúde bucal teve destaque na programação da 6ª Semana de Saúde, realizada em abril pela prefeitura de Piracicaba. O tema abordado pelos dentistas Dirce Aparecida Valério da Fonseca e Antonio Wilson Sallum através de entrevistas cedidas às emissoras da Rádio Educativa FM e Difusora AM.
Dirce falou “Saúde Bucal e suas Implicações na Saúde Geral” e Sallum abordou “Saúde Bucal e Saúde Geral”. Dirce lembrou que as pesquisas atuais mostram uma relação cada vez mais marcante entre a forma como a pessoa cuida dos dentes e os problemas que terá. “Há ligações comprovadas entre partos prematuros e crianças com pouco peso e a ocorrência de doenças periodontais, que afetam a gengiva, em grávidas”, lembra. Para ela, ainda existem riscos sérios como o câncer bucal, apesar da diminuição do tabagismo.

Dentistas participam de capacitação

Cerca de 50 dentistas da rede municipal de saúde participaram de programa de capacitação, com o objetivo de que os mesmos fornecam diagnóstico precoce do câncer bucal em idosos, durante a campanha de vacinação contra a gripe, realizada até a primeira semana de maio. O treinamento foi feito pelo professor Jacks Jorge Júnior, da FOP.

Urgências caem na rede pública

Os serviços odontológicos municipais reduziram os procedimentos de urgência –– como extração, por exemplo –– de 32 mil feitos em 2004 para 19,9 mil em 2007 –– 37,8%. Isso foi possível devido à ampliação dos atendimentos feitos na atenção básica na rede municipal da saúde, no mesmo período, que representaram 44%. Em 2004, somaram 68 mil procedimentos e, no ano passado, 98 mil. “Atualmente, 32 das 50 UBSs (Unidade Básica de Saúde) e PSFs (Programa Saúde da Família) possuem dentistas”, informou o secretário municipal da Saúde, Fernando Cárdenas.
Para a coordenadora do programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde, Dirce Valério Fonseca, significa melhoria na qualidade de vida do piracicabano, pois “com alimentação mais saudável e higienização correta isso é possível”. Somente o programa Sorria Piracicaba orientou 99 mil crianças de seis a 12 anos de escolas estaduais e municipais, oferecendo orientações para mudança de hábitos alimentares e escovação correta dos dentes, visando a evitar cárie –– o índice atualmente é de 1,6 dente com cárie nessa faixa etária e problemas mais sérios, como as doenças periodontais.