Notas sobre a odontologia local

Piracicaba odontológica
Notas da odontologia local

* A Uniodonto de Piracicaba realiza no dia 23 a I Caminhada pelo Cooperativismo Piracicabano, mais uma atividade comemorativa aos seus 25 anos de fundação. A intenção é chamar a atenção dos cidadãos diante de ações como o uso racional da água e a coleta seletiva de lixo. A concentração da caminhada ocorrerá na Praça José Bonifácio às 9 horas, com finalização no Parque da Rua do Porto com a realização de atividades físicas e de lazer.
* Realizada, em 10 de agosto, a cerimônia de colação de grau dos alunos da 47ª turma de Odontólogos da FOP/Unicamp que estavam com alguma dependência nas disciplinas. Nove alunos receberam o título: Cassio Onishi, Fabiana Seguin, Fabio Rocha, Fernando Teixeira Coelho Domingos, Gustavo Rodrigues da Silva, Ligia Ferrinho Pereira, Lilian Harumi Karasawa, Simone Noemi Kusahara, e Willy Fabio Alves. Estavam presentes ainda os professores Francisco Haiter Neto, diretor, que conduziu a cerimônia, Marcelo de Castro Meneghim, diretor-associado e Enilson Antonio Sallum, coordenador de Graduação.
* O Hospital Fornecedores de Cana de Piracicaba realizará, dia 25 e 26 de outubro, o VI Conclave Odontológico. Entre as atividades estão cursos de ortodontia, cirurgia e ATM entre outros assuntos, abordados por profissionais como Darci Flávio Nouer, Beatriz Magnani, Eduardo Santana (USP) e Luis Fernando Lobo Leandro. O evento tem entrada gratuita aos cirurgiões-dentistas.
* Entre os dias 2 e 4 de agosto, em Curitiba, aconteceu o 9º Congresso Internacional de Odontologia do Paraná. Na oportunidade, participaram como palestrantes os professores Antonio Wilson Sallum e Enilson Sallum, da área de periodontia da FOP/Unicamp.
* A Escola de Enfermagem de Piracicaba está formando um novo curso técnico de THD, devidamente autorizado pelo Ministério da Educação e Cultura. As aulas ocorrerá de segunda a sextas-feiras das 19 às 22h30m, duração de 18 meses. Em breve a ENFERMAP terá curso de aperfeiçoamento em ortodontia para ACD e THD. Informações : (19) 3435-3011.
* O GRAPEO da FOP/Unicamp, através de sua atual responsável, a psicóloga Maria da Graça Bérzin, dá início à formação do Coral Cênico da FOP. Os ensaios foram iniciados em agosto. A regência ficará por conta da conceituada profissional Malú Canto, auxiliada pelo pianista Vinícius Novaes. O coral, uma das novas atividades propostas pelo Grupo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante de Odontologia (Grapeo), atualmente em fase de reformulação, também faz parte das comemorações dos 50 anos da Faculdade.
* Entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, no Hotel Fazenda Colina Verde, em São Pedro, sediou o XV Congresso Brasileiro de Estomatologia. Sob a presidência do professor Márcio Ajudarte Lopes, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, o congresso é considerado o maior evento brasileiro da área. O evento é Promovido pela Sociedade Brasileira de Estomatologia (SOBE), cuja presidência é do professor Oslei Paes de Almeida. Participaram como expositores Roman Carlos (Guatemala), Adalberto Mosqueda (México), Wilson Delgado (Peru) e Mark Schubert (Estados Unidos).