Tratamento para redução da papada ao alcance do CDs
A odontologia vem passando por uma revolução sem precedentes: a era da harmonização orofacial. As conquistas que a nossa classe vem conseguindo são de suma importância para o campo de trabalho dos cirurgiões-dentistas, onde a área de abrangência não se restringe mais somente a cavidade bucal. Passamos atualmente a tratar o paciente em um contexto maior, onde o foco de tratamento não está somente nos dentes, mas sim na integração dos dentes com o sorriso, no sorriso com a região perioral e sua relação com toda a face. Não podemos mais simplesmente corrigir um defeito estético dentário e ignorar sua harmonia na face. A integração entre as diferentes áreas da odontologia nunca foi tão valorizada.
Dentro das novas possibilidades de tratamento, a redução da papada pela aplicação local do ácido deoxicólico foi uma das conquistas da classe odontológica. Incômodo para muitos pacientes, o tratamento visa harmonizar a face de modo a eliminar a gordura localizada entre o mento e o pescoço, conhecida por todos como papo, papada ou queixo duplo. Parte constituinte do organismo, não há contraindicação para realizar o tratamento em relação ao material utilizado. Através de microinjeções, a aplicação do produto é realizada em consultório odontológico após antissepsia local, podendo a quantidade ser variável de acordo com o caso. Geralmente, se aplica em torno de 1 a 2 mL por sessão em toda região da papada e para maior conforto das aplicações a anestesia tópica em pele é aplicada no mínimo meia hora antes do procedimento.
Após as aplicações, há relatos desde edemas mínimos até grandes inchaços, bem como aqueles pacientes que não possuem queixa álgica como aqueles que experimentam queimação e dolor durante alguns dias. Em relação aos resultados, a partir da segunda sessão a maioria já observava uma discreta redução de volume, podendo ser realizado até seis sessões em intervalos que abrangem entre vinte e trinta dias. Ë obvio que não existe uma “receita de bolo” para a aplicação da técnica, podendo variar para cada caso.
A queima da gordura ocorre de forma gradual e o edema precisa acontecer naturalmente para a ação local do ácido deoxicólico – o que se faz contraindicar a supressão da dor com anti-inflamatórios, sendo preferível a indicação de analgésicos se necessário.
Uma avaliação criteriosa deve ser realizada aos candidatos da técnica. Fatores como obesidade, flacidez local, hábitos alimentares, histórico de saúde entre outros são importantes para uma indicação precisa e obtenção de resultados.
Enfim, a evolução da odontologia vem acompanhada pelo acréscimo de possibilidade e terapias disponíveis no rol de procedimentos do cirurgião-dentista. Cabe a nós obter novos conhecimentos, estudar e nos capacitar para fazer jus a esta importante conquista.