Curso de Ortopedia Funcional dos Maxilares recebe premiação
O curso de especialização em ortopedia funcional dos maxilares, coordenado pela professora Maria Luiza Antunes Sperandéo apresentou no 4º Congresso de Odontopediatria na APCD-APO, realizado nos dias 27 e 28 de junho, na APCD Central, o painel: “Tratamento de mordida cruzada unilateral na dentição decídua jovem utilizando metodologias da ortopedia funcional dos maxilares sem aparatologia”.
Este trabalho foi premiado em segundo lugar. Vivian Tayar Orsi, professora assistente do curso, foi quem fez a apresentação para a banca examinadora do Congresso. As alunas do curso Daniela O. Lopes, Cristiane T. S. Fortinguerra, Sandra A. B. Furlan, Luciana M. R. Naccarato e Regina C. R. Peres participaram na elaboração do mesmo. O trabalho mostrou o caso de um paciente, com quatro anos, mordida cruzada direita, mandíbula desviada para direita e mastigação unilateral direita, tratado com técnicas clínicas da Ortopedia Funcional dos Maxilares sem o uso de aparelhos.
Com o tratamento clínico realizado em uma única sessão a mordida foi descruzada, a mandíbula centralizada e invertido o lado da mastigação. Após dois anos a maxila e a mandíbula ficaram equilibradas nos planos: tranversal, antero-posterior e vertical com espaço para os dentes permanentes e mastigação bilateral alternada.
A APCD e as responsáveis pelo painel convidam os colegas para conhecerem o trabalho que está exposto na sede da av. Presidente Kennedy nº. 220.