A odontologia no contexto atual

A odontologia no contexto atual

* por Sávio José Miranda Costa

O Brasil vive uma estabilização econômica, um ciclo de crescimento e avanços na distribuição de renda, uma classe média ascendente, e o aumento significativo do emprego formal. Esse processo de ascensão social levou milhões de brasileiros ao mercado de consumo. Esse novo cliente almeja por bens, produtos e serviços de melhor qualidade, tem a clareza do que quer, e quanto está disposto a pagar, desempenhando um novo papel na sua comunidade.  Entretanto a odontologia, não acompanhou essa silenciosa revolução e como em outros setores da saúde possui suas disparidades, no setor público o SUS um dos poucos Sistemas de Saúde Universal que inclui a odontologia no seu programa, porém é um processo em construção. O cirurgião dentista atuante em clínica privada e a saúde suplementar enfrentam a concorrência existente no mercado e tentam compreender o cenário que se despontam a partir do contexto atual.

Na clínica privada esse cliente busca mais efetividade e resultados, na saúde suplementar registrou-se um aumento do volume de beneficiários dos planos de saúde e este usuário tornou-se um consumidor mais atento aos seus direitos e exigente quanto à qualidade dos serviços prestados; A exigência de qualidade também desponta no segmento da saúde pública porque aquele que ainda figura nas classes D e E esta cada vez mais determinado a reivindicar um serviço melhor, mais humano e eficiente.

O Brasil é um dos poucos países que apresenta um mercado ascendente, com mais consumidores e o emprego formal em evolução, combinado a uma população que tende a envelhecer, ou seja, um cliente cativo; Essa realidade tem despertado o interesse de empresas de saúde de todo o mundo, para quem duvida dessa afirmação, basta pesquisar com gestores de investimentos, consultorias, entidades de classe, governo e o próprio órgão regulador; que são procurados por grupos de saúde interessadas em ingressar no setor no Brasil.

Entendendo essa realidade e as tendências futuras, o cirurgião dentista na clínica privada, deve buscar agregar valores ao serviço que presta, oferecendo um atendimento multifacetado a esse paciente / cliente, pensando na equipe multiprofissional para conseguir melhores resultados. O setor de saúde suplementar terá de ser repensado pelas empresas, pelo governo e pelo órgão regulador, inclusive com a análise da estrutura de preços e critérios de reajuste, pois não interessa a ninguém constrangimentos financeiros.  A saúde pública precisará de recursos para viabilizar seus projetos como a Estratégia da Saúde da Família (ESF) e as parcerias público-privadas (PPs)de grande complexidade e elevada demanda de receita.

A odontologia possui equilíbrio e capacidade de se aperfeiçoar continuamente, porém precisa de soluções que atendam a demanda oferecendo serviços integrados, um atendimento com qualidade e personalizado; Também para fortalecer e consolidar o setor odontológico se faz necessário uma maior participação da classe nas transformações e evolução da saúde.

REFERÊNCIAS:

SUSLIK; ORLANDO M. Rumos mais ou menos saudáveis. Revista Fh: edição 206, Dez 2012.

* Sávio José Miranda Costa é cirurgião-dentista, especialista em cirurgia e estomatologia, mestrando em Odontologia em Saúde Coletiva pela FOP/UNICAMP