Como a ASB deve receber o paciente

É obrigação da ACD ou ASB receber o paciente no consultório odontológico. Para isso, será preciso executar algumas tarefas essenciais. São elas:

Organizar todo o consultório no início do expediente; Verificar, na agenda, quais são os trabalhos que se encontram agendados para aquele dia; Preparar os materiais que serão utilizados nos trabalhos daquele dia, entre outras obrigações.

Após chegar ao consultório, a ASB precisa fazer uma verificação geral. A começar pela recepção, é necessário deixar tudo bem limpo e organizado. É preciso fazer a colocação dos jornais e a reposição de revistas, organizar o material que, porventura, possa estar fora do lugar (ter sido retirado no dia anterior por alguém que tenha permanecido na sala de espera). É preciso checar também a iluminação e os elementos de decoração. Enfim, tudo precisa ser checado antes de abrir a porta ao público.

O banheiro precisa passar por uma vistoria criteriosa, sendo necessário observar a limpeza e a organização dos materiais. Reposição de papel higiênico, de papel-toalha e de sabonete; verificação do funcionamento da iluminação, da torneira e da descarga; elementos de decoração, que eventualmente existam no banheiro, deverão ser verificados. Enfim, tudo precisa ser checado diariamente, antes do início do expediente.

Retirar papéis sobre a mesa, limpar a mesa e móveis do escritório; reposicionar objetos; consultar a agenda e organizar prontuários dos pacientes agendados para aquele dia; ligar o computador, enviar e responder e-mails; definir uma lista de músicas para aquele dia; entre outras. Estas são tarefas diárias necessárias de serem feitas pelo ASB ou ACD logo no começo do seu trabalho diário no consultório.

O laboratório também precisa ser organizado, para que você e os demais membros da equipe possam desenvolver os trabalhos daquele dia de forma tranquila e eficiente. A limpeza e a higienização das bancadas é algo importante de ser feito, uma vez que elas serão utilizadas para fazer lavagem, secagem e empacotamento de instrumentais; manipulação de materiais; preparações diversas; entre outras.

A sala de atendimento, que também é chamada de consultório merece uma atenção especial. Todos os elementos desse ambiente precisam ser limpos e higienizados diariamente, antes de receber o primeiro paciente. Por se tratar do ambiente onde o paciente será tratado, os cuidados com a higiene precisam ser ainda maiores. Deve-se iniciar a limpeza e a higienização pela parte menos contaminada, para terminar na área mais contaminada.

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), visando lhe oferecer segurança; associado ao uso de tecidos limpos, levemente umedecidos e a complementação com álcool a 70% aplicado nas mais diversas superfícies e, basicamente, o processo utilizado para fazer a limpeza e a higienização do consultório odontológico.