Curso ensinará ao dentista a gestão de negócios em consultório

O curso de gestão estratégica de clínicas e consultórios odontológicos é uma parceria realizada entre o Grupo Notória de Consultores Associados, com sede em Campinas, e a APCD-Piracicaba. A Notória está no mercado para contribuir na melhoria da gestão das empresas e instituições de diversos segmentos, proporcionando a organização das tarefas e avanço nos resultados, desenvolvendo e implementando, com know-how próprio, soluções de consultoria, tecnologia e assessoria para a gestão empresarial.
Um dos serviços prestados são os cursos e treinamentos em parceria com instituições, cursos abertos ou in-company.
O objetivo do curso é prover os profissionais com conhecimentos gerais e específicos da administração de um consultório ou clínica odontológica, possibilitando maior adequação dos serviços prestados à realidade do mercado. Utilizando dos princípios da gestão de serviços como ferramenta estratégica. Consolidando a importância da filosofia empreendedora e subsidiando o cirurgião-dentista com um conjunto de métodos que priorizem a qualidade e o desenvolvimento da equipe de apoio.
O curso se destina aos alunos do último ano de graduação, profissionais formados e especialistas nas diversas áreas do conhecimento da odontologia. Também podem participar pessoas que atuam direta ou indiretamente na gestão dos consultórios ou clínicas odontológicas.
A coordenação está sob orientação do Prof. Roberto Almada Leitão (administrador de empresas, mestre em administração com ênfase em marketing, coordenador geral de pós-graduação lato sensu na Anhanguera Ensino Superior de Piracicaba, professor, palestrante e consultor especializado na área de gestão em odontologia.
Os ministradores do curso são professores de ensino superior, coordenadores de cursos e especialistas e consultores nas áreas de atuação.
O curso tem um total de 80 horas divididos em cinco módulos: Gestão Estratégica em Serviços de Odontologia; Planejamento Financeiro; Gestão de Marketing em Serviços de Odontologia; Gestão de Pessoas em Serviços de Odontologia; Empreendedorismo e Plano de Negócios.
O curso terá duração de dois meses, com aulas toda quarta e sextas-feiras das 19 às 20 horas, com início dia 6 de agosto. Seu custo é de três parcelas de R$ 320,00.

Módulo I – Gestão Estratégica em Serviços de Odontologia
* Os serviços odontológicos como um sistema: a gestão integrada e o trabalho do profissional da saúde no processo de gerenciamento.
* Gestão Estratégica: definição e objetivo.
* Orientações estratégicas da clínica/consultório odontológico: missão, visão, valores, objetivos e fatores críticos de sucesso.
* Gestão de processos.

Módulo II – Planejamento Financeiro
* Fluxo de caixa, orçamento e investimento em ativos financeiros e projetos e sua viabilidade financeira.

Módulo III – Gestão de Marketing em Serviços de Odontologia
* Marketing de serviços: conceitos, qualidade em serviços e ferramentas de marketing.
* Planejamento de Marketing: análise, implementação e controle das estratégias de marketing para clínicas e consultórios odontológicos.

Módulo IV – Gestão de Pessoas em Serviços de Odontologia
Desafios do profissional da saúde: novos paradigmas.
* Recrutamento e seleção de profissionais de odontologia e profissionais auxiliares.
* Plano de desenvolvimento e treinamento técnico e humano da equipe de trabalho auxiliar.

Módulo V – Empreendedorismo e Plano de Negócios
Perfil do Dentista-empreendedor: as habilidades gerenciais.
* Plano de Negócios: identificação de oportunidades e criação de um novo negócio – desenvolvimento por meio de uma ferramenta necessária ao profissional da saúde.