InformATIVO encerra uma fase de comunicação com o dentista

InformATIVO encerra uma fase de comunicação com o dentista

Por decisão tomada por sua diretoria, a APCD-Regional Piracicaba está encerrando a publicação impressa deste InformATIVOO jornal estava sendo publicado bimestralmente pela entidade, distribuído aos dentistas associados e outros profissionais da odontologia que atuam em cidades próximas a Piracicaba. A distribuição era feita por mala-direta através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).


A decisão foi tomada também pela tendência ao mundo digital com a comunicação sendo propagada por diversas plataformas como computadores e smartphones.

Desde a década de 2000, muitas mídias tradicionais estão abandonando o papel para atender a uma necessidade de informação e de mercado. Jornais que por décadas eram entregues em casa, logo de manhã, transferiram seu conteúdo para site compartilhados pelas mídias digitais.

Isso tudo faz parte de um avanço tecnológico natural, se pensarmos que há cerca de 100 anos atrás a comunicação individual era feita por telégrafo e a comunicação em massa era realizada através de jornais impressos, divulgação em autofalantes e assemelhados. O rádio, deu grande impulso a partir de 1925. A televisão em 1951. E assim, sucessivamente, a história da comunicação tomou novos passos como conhecemos hoje.

Esta comunicação impressa com o cirurgião-dentista foi iniciada em 1964 através do pioneirismo de José Maria Amâncio e Mário Monteiro Terra. Inicialmente em mimeógrafo, depois em xerox e off set, o jornal sempre foi o elo de interação junto à classe odontológica divulgando as atividades da associação e as novidades da odontologia.

Mídias digitais serão fortalecidas

Incentivar o acesso da comunicação através dos meios digitais. Este será o planejamento de um trabalho a ser desenvolvido pela APCD-Piracicaba em 2022, ano em que completa suas seis décadas de atividades. Como um processo natural, a comunicação será migrada 100% para os canais digitais. A Regional criou seu site em 1998, quando realizou parceria com a Zaz Comunicações (depois denominada de Terra). Nos anos 2000, alimentou a informação complementar em seu site. É conveniente lembrar que os meios impressos possuem limitação de espaço para textos e fotos. Muitos dos encontros sociais da APCD eram registrados no site e servidores em nuvem proporcionando o compartilhamento e salvamento de fotografias em alta resolução.

Na década de 2010, com a massificação das mídias digitais, a entidade criou caminhos como seu perfil no YouTube, com destaque para o espaço “Memória Viva APCD”, uma sequência de vídeos com profissionais que dedicaram sua vida à odontologia e em prol da APCD. Neste período abrigou perfis em canais que não existe mais como o Orkut e Koffee Photos.

Na mudança das plataformas do PC para o tablet ou notebook e dele para o smartphone, a linguagem exigiu mídias responsivas, as quais pudessem ser visualizadas em qualquer plataforma sem prejudicar seu conteúdo ou estética. Foi a partir deste momento que a APCD criou seus perfis no Facebook (voltado para a sociedade), no Intagram (para o profissional da odontologia), Twitter e outros.

Para 2022, serão incrementados estes canais além da comunicação dirigida através de email marketing e do What’s app.