Odontologia digital – parte 2

* por dr. André Arana

O sistema CEREC foi desenvolvido, pensando em clientes que buscam a qualidade, precisão e segurança. É um sistema referência no mercado odontológico quando se trata de tecnologia digital, rapidez e comodidade de tratamento sem moldagens convencionais e sem uso de próteses provisórias. Tem resultado imediato como seu maior beneficio.

É possível realizar restaurações individuais em porcelana em uma única sessão sendo que o cliente irá receber uma prótese duradoura e resistente. Além disso, é possível acompanhar o passo a passo de todo o processo de produção em tempo real, trazendo maior tranquilidade e com certeza muita satisfação. Isso, pois, permitimos ao cliente a visualização da execução de todas as fases da elaboração de sua prótese: desde o processo de escaneamento e captura da imagem do dente preparado, o desenho do projeto da prótese no CAD (quando chamamos o cliente para ver tridimensionalmente o seu projeto) e a fresagem à partir de um bloco de cerâmica até sua redução no tamanho específico quer seja de uma coroa, faceta in lay/on lay. Enfim, é acompanhado todo processo realizado dentro da clinica do seu dentista de confiança.

Dentre os materiais disponíveis para execução dos serviços, temos vários tipos de cerâmica, como feldspáticas, dissilicato de lítio (E-MAX), silicato de lítio com reforço de zircônia (CELTRA), resinas PMMA (provisórios), Resina com reforço (LAVA, ENAMIC), zircônia.

Praticamente todos os tipos de materiais que um laboratório de prótese trabalha, podemos também atuar no sistema CEREC. Assim, o profissional seleciona o material de sua escolha, na cor do dente do paciente e insere na fresadora (CAM), que produz a restauração de acordo com a imagem captada e desenhada, necessitando após o processo de fresagem apenas alguns ajustes e polimento, sendo facultativa a aplicação de glaze e/ou maquiagem no elemento produzido.

A fresagem da restauração desenhada é extremamente precisa e permite realizar superfícies lisas, margens suaves e sulcos extremamente finos. Os detalhes mínimos dos sulcos são trabalhados com grande precisão e com margens uniformes, tendo um resultado confiável.

Em apenas um dia é realizado todo o procedimento necessário para que o cliente retorne com um sorriso extremamente elegante, de maneira tranquila e com o resultado tão desejado.

* O autor é especialista, mestre e doutor em prótese dental, membro da Sociedade Brasileira Odontologia Estética e diretor da Clinica André Arana Odontologia