Associação dos Dentistas lembrou Tiradentes
A Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD-Piracicaba) realizou homenagem a Tiradentes, patrono da odontologia, na manhã de 21 de abril, feriado nacional. Esta atividade é tradicional na entidade, sendo realizada anualmente desde os anos 1980.
Segundo o presidente da APCD, dr. Edson Zenebra, a pandemia impediu sua realização nos últimos dois anos e com o afrouxar das medidas de combate à covid-19, este ano a Associação realizou o café da manhã seguido de uma apresentação histórica.
A manhã recepcionou dentistas associados e convidados da sociedade. Houve hasteamento das bandeiras no pavilhão disposto na sede da entidade que fica à rua José Nardon nº. 177, Morumbi, ao lado do Hospital Unimed. Em seguida foi apresentada a palestra “Os inconfidentes”, pelo jornalista Edson Rontani Júnior, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP).
Rontani discorreu sobre o trabalho do cirurgião-dentista Eduardo Daruge no reconhecimento das ossadas dos inconfidentes José de Rezende Costa (pai e filho, que tinham o mesmo nome), dois dos 11 condenados à forca pelo reino português por conspirarem contra a união de Portugal e o Brasil Colônia, incitando ações pela independência brasileira. Apenas Tiradentes foi enforcado. Os demais foram exilados para a África. Os Rezende Costa foram antepassados do Barão de Rezende que muito contribuiu para o avanço social de Piracicaba.